quinta-feira, 16 de abril de 2020

Primeiros passos leitores

          Nestes tempos de isolamento, que eu acreditava que seria extremamente produtivo para leituras e escritas (grande engano), me ocupo, entre outras atividades, a fazer pequenos mergulhos em minha história leitora.
          Eu não tinha livros em minha casa, pelo menos não muitos. Minha mãe costumava contar histórias de medo, quando a noite caía; meu pai costumava ler uns livretos pequenos, que continham aventuras de uma espiã chamada Brigitte Monfort. Eu ficava vendo meu pai mergulhado naquelas páginas e, sei lá o porquê (teria vislumbrado algum brilho diferente em seu olhar tão pouco acolhedor?), um dia resolvi pegar aqueles livros. Lá encontrei aquela mulher de corpo torneado, olhos violeta e cabelos negros, um clichê de mulher, que, aos olhos juvenis, foi enorme atração. Ela era forte, inteligente, uma verdadeira fera quando o assunto era atacar seus inimigos. E eles eram muitos, de todos os gêneros, de todas as nacionalidades. Brigitte passava por perrengues pesados, mas no final, com ou sem a ajuda de seu namorado, o agente Nº 1, saía vitoriosa. Por vezes, um pouco machucada, mas sempre bela e altiva.

        Minha infância literária, meus primeiros passos pelo universo da palavra, não foram com livros. Além das aventuras da "filha de Giselle" (a mãe de Brigitte foi uma espiã assassinada pelos nazistas), eu li também gibis. Trocava-os com meus colegas de infância, sobretudo com o Claudiomar, o que nos garantia acesso a um número maior de gibis do que aqueles que nossa condição econômica poderia adquirir. Gibis usados também eram mais baratos nas bancas de revistas. Vinham meio estropiados, mas as histórias estavam ali: sempre sendo convite. Gostava, lembro, das aventuras do Pena Kid, não curtia o Pato Donald, nem tampouco aquele ranço capitalista do Tio Patinhas. Talvez lá já nascia o Caio pouco afeito a ostentações.
          Todavia, se circulava pelos gibis, não os preferia à Brigitte. Bastava um novo livro dela entrar em casa pelas mãos de meu pai, para que eu deixasse outros afazeres de lado para aguardar expectante que ele concluísse a leitura. Aí, eu sabia, Brigitte seria só minha. Eu e ela mergulharíamos juntos naquele universo tão fascinante e que, hoje, eu acho tão óbvio.
          Por vezes, a obviedade é necessária para que a atração, a sedução, ocorra. Depois de contaminado pelo prazer pelas palavras, bom aí os caminhos estarão abertos para que o leitor escolha as melhores estradas para trilhar. Comigo foi assim. Cada um tem sua trajetória de leitura. São poucos os que começam pelo topo. Talvez, melhor subir pela base, firmando pés, aí o risco de queda ou de abandono da trajetória poderá ser menor.

Nenhum comentário: