sexta-feira, 5 de março de 2010

Um presente poético

A web e a literatura, em seus tantos caminhos e possibilidades, nos proporcionam encontros. Entre os tantos já construídos, está o que me fez cruzar com a Valquíria Malagoli. Pessoa querida, escritora, que na praça de sua cidade faz com que a poesia seja algo vivo, exposto em varais e painéis, pássaros prontos para o voo; despertar de mais e mais poetas. O bom está aí: proporcionar que cada pessoa — criança, adulto ou velho — possa verter seus sentimentos em papel. Pois foi a Valquíria que, após se encontrar com meu mundo inventado, meu recorte de infância, no livro Chico (WSEditor), me presenteou com o singelo poema abaixo. Bom perceber que nossos personagens ganham mundos, corações. E versos.





Encontro com Chico
(para Caio)

Junto dos amigos
Foi pelo correio
Que o menino Chico
Chegou a meu seio.

Tão logo eu o vi
Bem notei-lhe os traços:
Tinha o riso e o peito
Prontos para o abraço.

Ê, turminha arteira!
Ê, infância enorme!
Depois o mundão
Põe-nos uniforme!

Bem mais sábio, o Chico
– que simplicidade –
Abraçou a vida
E a maior verdade.

Sorte nossa haver
Por aí “tios Pedros”
Pra plantar sementes
De contar segredos...

(Valquíria Gesqui Malagoli)

Nenhum comentário: