sexta-feira, 4 de junho de 2010

Mergulho em palavras

Ando mergulhado em novo livro. Este sempre é momento de maior inquietação e paixão. A história já planejada no há muito me faz pensar seus caminhos. Sempre há um momento para a primeira palavra, e ela veio, e já ando pela página 12, deixando-me levar pelas ações já delimitadas pela minha razão. Ela é quem ordena, seleciona, marca; no processo de escrita, no entanto, a sensibilidade, o mergulho no interior da protagonista (eu tentando entendê-la), vai ditando a atmosfera, vai construindo de fato a narrativa. Primeiro a racionalidade, sem ela, nada toma seu rumo; depois o deixar-se contaminar, o deixar-se levar pelas sendas do previsto, tentando implementar um dado de surpresa e de susto.
Escrevo.
Leio fragmentos do já construído e gosto do caminho traçado.
Escrever tem, para mim, sempre seu tanto de razão e seu tanto de sonho.

Semana que vem estarei no RJ. No salão do LIJ. Vai ser bom.

Nenhum comentário: