quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Leituras e possibilidades

Por vezes, nesse nosso andar por escolas, feiras e etc, encontramos pessoas que se encantam com a leitura e que fazem com que, mais do que mero encantamento, a leitura possa ser semente de transformação, possa ir, cada vez mais ao encontro de leitores. Esse ano foi de muitas realizações literárias, não só ocasião para surgimento de livros novos, mas sobretudo para encontros. Encontros, a maioria deles, significativos; encontros que me propiciaram existir mais como escritor, visto que minhas histórias e meus personagens passaram a viver no coração de muitos jovens e crianças. Grato a projetos vencedores, como o Livro Lido (Cachoeirinha), ao LeituAção (São Leopoldo), ao Fome de Ler (Guaíba/Canoas), ao Adote um Escritor (PoA), ao Passaporte da Leitura (Caxias), ao Conversando com o escritor (Guaíba), ao Lendo pra Valer, ao Autor Presente, ao Divulga Leitura, sem falar nas tantas secretarias de cultura e de educação que não veem suas feiras de livro como espaço para evento gradioso que enche praça, mas que nada reverte na formação da cidadania, via reflexão e fantasia. Ler é viver, ler é tornar-se. E se torna, não apenas aquele que descobre as palavras, mas aquele que as inventa também.
Assim, legal quando, apesar de não ter nenhum órgão ou instituição por trás, surgem alguns professores que ampliam, apenas pelo desejo de formar mais leitores, o universo literário de pequenos e pequenas. Assim, a título de exemplo, pois sei que muita coisa linda tem sido feita aqui no Sul em matéria de leitura, divulgo o blog da professora Marisa Steffen, que divulga os caminhos de leitura seus e de seus alunos. A ela, dei uma entrevista que pode ser acessada no link abaixo:

Um comentário:

Tina disse...

Tive a grata satiisfação de estar presente na escolá municipal Olímpio Vianna Albrecht e fiquei encantada com a maneira como você se comunicou com as crianças. Acredito que através do mágico e do lúdico podemos resgatar o gosto pela leitura. Parabéns pelo trabalho.