sexta-feira, 25 de março de 2011

Bethânia, Jorge, Poesia e Ira

A semana foi de ira. Melhor se tivesse sido de debate. Ira contra Maria Bethânia, ira contra Jorge Furtado, que, em seu blog, resolveu defender a cantora. Uns dizem que um blog que custe um milhão e trezentos mil reais é absurdo. Outros dizem que o valor á para captação, que esta inclusive pode não ser concretizada. Uns dizem que é um blog de POESIA!; outro dizem que é um blog de poesia??? (Bah!).
Na verdade, não são os argumentos que me incomodam. Apavora-me a raiva, a ira, que algumas pessoas aproveitam para extravasar quando ocorre algo que, de certa forma, lhes incomoda. A lei permite que um projeto como o do blog de Bethânia seja apresentado, ela o apresentou dentro da lei. A lei liberou os recursos, se ela conseguir captá-los o fará dentro da lei. Assim, quem está errado afinal: os idealizadores do blog ou a lei?
Falta, por vezes, racionalidade, tranquilidade na exposição ou problematização de tais questões. Logo, a vida pessoal dos envolvidos é atacada, sua história é vista como algo imutável, como se o fato de alguém nascer num lar de direita o obrigasse a ser também de direita. Ideias estão aí para serem mudadas. Por isso, estamos vivos, por isso, somos seres humanos.
Que ideias sejam discutidas, que posições sejam questionadas, porém que isso seja feito com lucidez e não com ataques pessoais.
Talvez a vida precise mesmo de blogs de poesia.
Quem sabe com uma atmosfera mais lírica envolvendo todos a vida não se torne mais amena, mais suportável!

Nenhum comentário: