segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Sobre prêmios

      Então, sábado foi noite de alegrias, noite especial. Estar entre afetos, receber o carinho dos afetos, perceber sua vibração, foi a certeza de estar construindo algo. E a noite foi especial também em virtude de meu livro "Cecília que amava Fernando", que já havia sido premiado com o Açorianos em 2015, ter recebido a distinção de Livro do Ano na Noite do Livro promovida pela AGES: Associação Gaúcha de Escritores. A história de Cecília, uma avó apaixonada pela poesia de Pessoa, e a de seu neto Bernardo, com quem possui uma relação bastante próxima e afetiva, conquistou dois troféus: melhor livro juvenil e livro mais votado. 

     Estou feliz.
     As premiações trazem para quem escreve uma certeza: a de estar fazendo relativamente bem aquilo a que se propões. Um prêmio, de certa forma, é como uma assinatura de qualidade a um trabalho criado a partir da emoção. Pois escrevi este livro na busca de captar a dor e a alegria presentes nos personagens que mergulham em uma despedida e que encontram forças de superação no afeto e na poesia. Assim, o troféu que me foi concedido pelos escritores gaúchos só me promove mais emoção.
     Claro que toda a premiação é subjetiva, já que os concorrentes eram autores e livros de qualidade. Todos. 
     E talvez, para quem lança histórias aos outros, o maior prêmio seja mesmo a certeza de ter leitores. São estes que concedem ao livro (e não as premiações) a possibilidade de ele viver, de ele conversar, de ele ser.
Que eu possa sempre experimentar estes dois tipos de premiações: ser reconhecido, ser lido.

Nenhum comentário: