sábado, 15 de fevereiro de 2020

Nasce uma coleção

          Em 2012, publiquei um de meus livros para a infância que mais sucesso fez no coração da gurizada. Mas não só, na verdade. Foi livro que trouxe outras alegrias: recebeu algumas distinções literárias e premiações importantes como Troféu Ofélia Fontes (FNLIJ), Prêmio Revista Crescer, White Ravens, sendo finalista do Jabuti e participando de algumas seleções, tais como o PNBE. Além disso, tornou-se o meu livro mais traduzido. Hoje, "Sete patinhos na lagoa" está disponível para crianças em quatro diferentes idiomas: francês, japonês, espanhol e coreano.


             Aí, um dia, conversando com a Eny Maia, editora da Biruta, que publicou este meu livro, ela me perguntou se eu não tinha algum outro original semelhante. Respondi mais ou menos assim: "Ter não tenho, mas posso escrever". E motivado por esta conversa, escrevi "Três porquinhos na floresta". Depois, imaginando como seria se uma girafa se tornasse astronauta, escrevi "Cinco girafas no espaço". E fomos nos dando conta de que havia surgido uma coleção. 





             E este ano nasce o quarto membro do grupo: "Quatro galinhas em alto-mar". Sempre achei galinhas bichos por demais bonitos. Elas têm um certo ar aristocrata em seu andar bípede. São bonitas, cantam, circulam como se estivessem acima do bem e do mal. Assim, fiquei pensando o que ocorreria se quatro galinhas-irmãs fossem convidadas para irem a uma festa de aniversário em alto-mar. Todos sabemos que este tipo de ave não nada. Ou será que na imaginação pode nadar? 




Nenhum comentário: