Estes tempos que exigem isolamento social não têm sido capazes de nos deixar sozinhos. As redes sociais assumiram um papel bastante importante no contato necessário para que a gente não sucumba. Afetos são necessários. E, se não temos a possibilidade do toque, do beijo, do abraço; a possibilidade de sentir o calor do outro, de ouvir a voz do outro límpida de qualquer intermediação, temos meios para trocar ideias com o outro e, por meio das ideias, o carinho.
Nunca, creio, houve tantos encontros virtuais, quer para trocas sociais, quer para que a vida siga, se não seu curso natural, pelo menos seu cumprimento de demandas: aulas, reuniões, shows. Lives e mais lives estão inundando nossos dias. Uma overdose de lives, de gente buscando ir ao encontro do outro. Isso é bom, bem bom.
Pois foi assim que acabei retomando o marcador Palavras, abandonado há muito aqui em meu blog. Vi material elaborado pela Escola Projeto (Porto Alegre-RS), da qual sou o autor homenageado neste ano de 2020. E a homenagem é daquelas boas: durante o ano, comunidade escolar toda está envolvida com meus livros, meus poemas, meus personagens. E, como o vírus afastou alunos das aulas presenciais, mas não impediu que projetos de leitura sigam, encontrei um vídeo da Projeto incentivando os seus alunos (meus leitores) a se inspirarem no marcador Palavras e criarem definições poéticas para palavras que façam parte de seu ambiente de confinamento: suas casas, seus lares.
Que palavras afinal estão presentes nas coisas com as quais convivemos em nossa moradia e, na maioria das vezes, nem vemos, nem percebemos? Pergunta boa de nos fazermos: o olhar buscando novidades naquilo que nos parece tão conhecido. E também a novidade de dizer uma palavra por meio de outras: uma definição bastante pessoal, um tanto poética, para aquilo que se parece tão comum, tão prosaico.
E se alguém quiser ter acesso ao trabalho bacana de leitura que a Projeto tem desenvolvido, segue link para vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=FeruQriMgTk&list=PLHxUYzVUJxIMDDa3IlF5iN8COigm-CpEu
Nenhum comentário:
Postar um comentário