domingo, 13 de setembro de 2020

Concurso literário Reinações 13 anos: a palavra e a imagem reabre inscrições.

 

REGULAMENTO

CONCURSO LITERÁRIO REINAÇÕES 13 ANOS: A PALAVRA E A IMAGEM

 

AVISO:

O presente concurso, que foi interrompido em virtude do quadro de pandemia, está retornando com novos critérios para envio dos textos. Todavia, os textos enviados antes da suspensão do concurso não precisam ser reenviados. Eles participarão da seleção normalmente.

 


1.  A Reinações: Confraria da Leitura de Literatura Infantojuvenil promove o Concurso Literário Reinações 13 anos: a palavra e a imagem, que visa despertar talentos literários e artísticos, promover a escrita e a ilustração de literatura infantojuvenil, além de celebrar os 13 anos de existência da Confraria Reinações.

 

2. Estão habilitadas a participar do concurso pessoas residentes no Rio Grande do Sul, com idade acima de 18 anos.

 

Obs.: É vedada a participação de membros da Comissão que organiza o concurso.

 

3. A participação no concurso, por meio do envio de textos, implica a concordância com todas as cláusulas deste regulamento.

 

4. Os textos deverão ser rigorosamente inéditos em veículos impressos.

 

5. O gênero do concurso é o miniconto.

 

5.1. Deverão ser inscritos textos narrativos, com no máximo 500 caracteres.

5.2. O miniconto deve ter como protagonista uma criança ou um(a) adolescente, caracterizando-se, assim, como texto voltado ao público infantil ou juvenil.

5.3. A temática do miniconto é livre.

 

6. Cada participante poderá inscrever-se por meio do envio de texto do gênero miniconto, devendo este ser digitado em espaço 1,5, utilizando fonte Arial 12, em folha A4, com margens de 2 cm.

 

6.1. Cada autor poderá inscrever quantos minicontos desejar, desde que obedeçam ao que rege este regulamento. Caso isso ocorra, cada conto deverá ser digitado e entregue em arquivo anexo.

 

7. É obrigatório o uso de pseudônimo, que deverá ser composto de no mínimo dois nomes e colocado no alto da primeira página de cada um dos textos inscritos. Caso o autor participe do concurso com mais de um texto, poderá enviá-lo anexados ao mesmo e-mail desde que obedeça ao que rege o item 8.

 

8. Acompanhando os textos (a serem enviados em documento word anexado ao e-mail) deverá constar outro documento em word, identificado com o titulo de FICHA DE INSCRIÇÃO, com os seguintes dados:

 

a) Nome do concurso

b) Pseudônimo composto (mais de um nome)

c) Nome completo

d) Endereço completo

e) Celular / Whatshap

f) E-mail

g) Data de nascimento

 

9. O prazo para as inscrições termina, impreterivelmente, em 30 de setembro de 2020. O e-mail com o(s) texto(s) concorrente(s) e a ficha de inscrição devem ser enviados para o e-mail: caioriter@gmail.com A data de inscrição será a do envio, sendo que, se for posterior a do prazo máximo para a inscrição, não será aceita.

 

10. O julgamento dos textos será realizado por uma comissão de três profissionais, de diferentes áreas da literatura, indicada pelos organizadores do concurso.

 

11. Os textos selecionados em número não superior a 10 participarão da Exposição Reinações 13 anos: a palavra e a imagem, organizada pela Confraria Reinações. A exposição será montada virtualmente e circulará durante o ano de 2021 por diferentes espaços culturais de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul, dentro das possibilidades dos organizadores e dos critérios devido aos tempos de pandemia, sem qualquer ônus para os participantes. Como a exposição não terá fins lucrativos, os organizadores exoneram-se do pagamento de direitos autorais ou de qualquer outra forma de remuneração aos autores, além da garantia da presença de seu texto, que será ilustrado, nas diferentes edições da Exposição, que terá sua inauguração em Porto Alegre em data a ser marcada.

 

12. Não poderá figurar na exposição mais do que um texto de cada autor.

 

13. Da premiação:

 

13.1. Serão outorgados certificados a todos os selecionados, e estes terão seus textos expostos e ilustrados na Exposição Reinações 13 anos: a palavra e a imagem, não havendo qualquer ônus aos escritores selecionados.

 

13.2. Cada autor terá seu miniconto ilustrado bidimensionalmente por alunos do Instituto de Artes da Universidade Federal do RS, sob coordenação da professora e ilustradora Laura Castilhos, e, posteriormente, selecionados para compor, junto com os minicontos, a Exposição Reinações 13 Anos: a palavra e a imagem, comemorativa aos 13 anos de atividades da Reinações: Confraria da Leitura de Literatura Infantojuvenil. Destacamos que, de acordo com os protocolos determinados pelo Governo do Estado em virtude da pandemia, a exposição só será presencial, física, quando possível. Em primeiro momento, será organizada de forma virtual.

 

14. O resultado do concurso será divulgado em novembro de 2020 em evento online da Confraria Reinações.

 

15. Não haverá, em nenhuma hipótese, devolução dos textos concorrentes.

 

15. As decisões da comissão julgadora são irrecorríveis.

 

17. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos em conjunto pelos organizadores do concurso e pelos jurados.

 

18. Mais informações por meio da Página da Reinações no Facebook e, ainda, pelo  e-mail caioriter@gmail.com

 

Porto Alegre, 14 de setembro de 2020.

Nenhum comentário: