terça-feira, 8 de julho de 2008

Em Gramado: Colégio Cenecista

Abaixo, seguem foto e depoimento sobre minha visita ao Colégio Cenecista Visconde de Mauá, onde encontrei leitores extremamente atentos, que mergulharam em meus mundos literários, orientados pelas professoras, com uma profundidade ímpar. Leram A cor das coisas findas, Atrás da porta azul e A dobra do mundo, todos publicados pela WSEditor. Momento rico, de troca!

O depoimento:

Escritor em sala de aula

No dia 19/06/08, o escritor Caio Riter visitou o Colégio Cenecista Visconde de Mauá e realizou encontros individualizados com as turmas: 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries.
O escritor que é Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo; tem Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas; mestre em Literatura Brasileira e doutorado em Literatura Brasileira (em andamento); professor de Literatura nas Faculdades Porto-Alegrenses e de Língua Portuguesa no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho/ POA, assistiu a trabalhos que os alunos das séries referidas fizeram, após as leituras das obras: “Atrás da porta azul” (5ª); “A cor das coisas findas” (6ª); “A dobra do mundo” (7ª e 8ª). Foram apresentações dramatizadas, cantadas e aprofundadas em forma de debates.
A manhã de quinta-feira ficou mais “quentinha” e cultural, à medida que o corpo discente mostrou que leitura é a base do conhecimento e que causa a descoberta de novos horizontes. Neste processo educativo, segundo o autor, é de suma importância a participação do professor, que interfere e esclarece aquilo que é lido. Conforme as palavras de Caio Riter: o professor é o farol que fornece a luz do conhecimento e dá à leitura o seu devido significado de desdobrar as dobras do mundo, definir a cor das coisas findas, descobrir o que há por trás de portas azuis ou de qualquer outra cor.
As professoras de Língua Portuguesa Anabela Sartori (5ª e 7ª) e Cleidiara Feiten (6ª e 8ª), afirmam que foi uma atividade gratificante e que as mesmas obras serão ainda defendidas e explanadas na III Conferência Literária CNEC, que acontecerá em julho/2008.
Os alunos declararam que sempre é bom conhecer personalidades literárias e que se tornam mais prazerosas atividades como esta, de leitura, esclarecimento de questionamentos com o próprio escritor e idealizador da obra.

A foto:



3 comentários:

M a i r a disse...

Comentário da Mairapoeta:Que Amado!

M a i r a disse...

Comentário da Mairapoeta: Que Amado!

M a i r a disse...

Comentário da Mairapoeta: Que Amado!