domingo, 28 de fevereiro de 2010

No Catálogo de Bolonha/2010

O Catálogo de Bolonha é organizado pela FNLIJ e reúne livros que representam o Brasil na famosa e conceituada Feira de Bolonha, na Itália. Este ano não são minhas criações ficcionais que estão no catálogo, mas, sim, o livro que tem como público-alvo professores e quem se interessa pelos caminhos que formam um leitor. Livro que quer ser troca, entre o Caio-escritor-leitor-professor e todos aqueles que, de alguma forma, se sentem comprometidos com a formação de leitores. Ele não traz uma verdade absoluta. Traz, apenas, a minha verdade, colhida e construída durante os tantos anos em que os livros são parte de minha vida e de minha profissão.
Meu livro A formação do leitor literário em casa e na escola (Editora Biruta) foi selecionado para representar, junto com textos de autores consagrados (Jorge Miguel Marinho, Ninfa Parreira, Marisa Lajolo, Regina Zilberman, entre outros), o Brasil na categoria de livros sobre leitura. Ele é um misto de experiência e teoria, em que, em primeira pessoa, procuro articular minha história de leitor: criança, adolescente, pai, professor. Algumas facetas minhas ligadas ao livro; algumas histórias de infância; alguma reflexões com o intuito de derrubar alguns mitos que envolvem a formação do leitor; algumas dicas e crenças de como fazer com que um livro possa qualificar alguém no espaço escolar. Experiência inédita em minha história de escrita, esse meu livro me presenteia com essa alegria.
Para conhecer todos os livros que figuram no Catálogo de Bolonha-2010, basta acessar o site da Fundação do Livro Infanto-Juvenil: http://www.fnlij.org.br/imagens/primeira%20pagina/2010/Bolonha2010.pdf

Um comentário:

Christian David disse...

Parabéns, Caio! Sempre legal fazer parte do Catálogo, né?