domingo, 28 de abril de 2013

Encontro com o Pedro

Hoje, saindo do cinema com Laine, após curtir Django Livre e a atmosfera tarantina, cruzo por uma mulher e uma criança e escuto quando ela diz: Olha, Pedro, é o Caio Riter.
Parei, voltei-me a eles. A mãe nos apresentou, disse que o Pedro é fã dos meus livros e queria muito me conhecer. Olhos de brilho, sorriso na face, nós dois no encanto do encontro já ocorrido no tanto de palavras partilhadas sem que nunca tivéssemos nos visto. Daí esse milagre que a literatura propõe: a gente tão longe, tão desconhecidos e, no trocar de palavras literárias, tão cumplicemente próximos.
Esta, talvez, a mágica.
Lembrei, depois, voltando para casa, do tanto de encanto que meus escritores preferidos me provocam. Lembrei do atmosfera de sacralidade que, por vezes, me vejo envolvendo-os. Parece que dirigir-me a eles pode provocar alguma fagulha de criação que, justo naquele momento de interrupção, estava surgindo. Lembrei também de quando me iniciava nos caminhos da leitura e da literatura e cruzava com o Quintana pela rua da praia, ou via ao longe, na Feira do Livro, um ou outro autor amado.
Os caminhos de aproximação entre leitor e escritor são sempre espaço de talvez. E, quando a certeza se dá, tudo adquire mais e mais cumplicidade. Por isso, quando acontecem momentos com o que vivi com o Pedro, quero mais é ser parada, ser olhar no olho, ser palavra. Saber-me lido é presente maior.

2 comentários:

hiroxima disse...

Querido Caio
Sou professora na biblioteca da EMEF Mario Quintana , na Restinga.
Nós te recebemos em ADOÇÂO este ano. adoramos ler este Post. Aceditamos que vai ser legal nosso encontro já que adoramos o q vc escreve e vc adora quem te lê.
vamos ficar te seguindo e conversando pra decidirmos juntos qual será a melhor forma e data para nosso encontro.
Abraço, teus leitores da Mario.

hiroxima disse...

querido Caio
Somos da Emef Mario Quintana.na Restinga. Se não me engano já esteve aqui.
Legal que vc e nossa comunidade se encontram como leitores do Mario Quintana. Mais legal ainda sermos leitores de Caio. E, pelo que relatas neste Post, vais ficar bobão com o sucesso dos teus livros, textos e poesias aqui, na Mario. abs