sábado, 23 de agosto de 2008

Casca e o projeto Autor Presente

Foram quatro dias e muitos encontros. Crianças e jovens leitores que, dentro do Projeto Autor Presente, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Casca há 17 anos, foram corações abertos ao encontro de minhas palavras literárias.
Num país de poucos leitores, sempre é bom poder ser partícipe de uma política que vise formar cidadãos críticos, que, através da abertura do coração à sensibilidade e da mente à criticidade, vão se tornando seres melhores, capazes de se construírem como agentes de transformação.
Não sei direito qual o papel da arte e do escritor. Uns dizem que a Arte não transforma, não tem o poder de mudar uma sociedade. Talvez não tenha mesmo, não em larga escala. Mas creio no poder de tranformação individual que a leitura promove, e creio também que a mudança maior necessita de pequenas mudanças, internas, pessoais. Aquela velha sabedoria popular que aponta a necessidade de haver pequenas ações para que uma maior, mais grandiosa, possa ocorrer.
Em Casca, o pessoal da Secretaria de Educação, que tão bem me acolheu, junto com o escritor Gustavo Melo, de Passo Fundo, acredita na poder da leitura literária como agente de formação. Nas pessoas da Beatriz e da Eliane, transmito meu agradecimento por ter podido fazer parte desta idéia tão necessária. E que o Autor Presente viva mais e mais anos em Casca.

Nenhum comentário: