segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Notícia 1 - Boas novas no IEL

Na sexta, recebi telefonema da Inês Bins Ely, diretora interina do IEL (Instituto Estadual do Livro), informando que o Autor Presente segue assegurado. A notícia de que um projeto que originou tantos outros semelhantes existentes no RS e que é responsável (talvez o único) por levar autores ao encontro de populações carentes, como ocorreu comigo na Ilha dos Marinheiros, em maio, corria o risco de ser suspenso, mobilizou vários segmentos culturais, sobretudo os escritores, a fim de manter esse elo estadual de contato entre escritores e leitores. Além disso, Autor Presente também tem o papel fundamental de abrir portas a novos escritores, sendo canal de visibilidade para o livro e para aquele que escreve.
Assim, recebo com felicidade a notícia de que nos próximos meses as escolas que já tinham se agendado poderão realizar suas atividades sem a decepção de ter que dizer aos alunos que o autor, o qual eles leram e estudaram e para o qual prepararam atividades, poderá vir à escola e partilhar com eles toda a magia e o fascínio que a literatura promove.
"Bendito o que semeia livros, e manda o povo pensar...", já dizia o poeta dos escravos num tempo distante. Versos ainda extremamente necessários.

Nenhum comentário: