De 02 a 04 de outubro, aconteceu em Caxias do Sul, o 15º Seminário Estadual de Leitura - PROLER: uma iniciativa da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Cultura - Programa Permanente de Estímulo à Leitura (PPEL / Livro Meu).
Na ocasião, ministrei a oficina Por uma proposta de formação do leitor crítico: mitos e metodologia, em que abordei questões como o mito do prazer da leitura e a necessidade de haver critérios claros para a seleção de um acervo de qualidade, que seja matéria-prima para um metodologiaa que, de fato, forme leitores.
O 15º Seminário Estadual de Leitura – PROLER teve 10 oficinas e 300 vagas previstas. O encontro ocorreu dentro da programação da 24ª Feira do Livro, dias 02, 03 e 04 de outubro, no Bloco J da UCS, com o objetivo de ampliar condições de reflexão sobre as mais diversas práticas leitoras, articulando-as de forma crítica e criativa com outras expressões culturais, bem como elaborar ações promotoras e multiplicadoras de leitura.
A palestra de abertura “Ler é somar-se ao mundo”, a coordenadora da Jornada Literária de Passo Fundo Tania M. K. Rösing (RS) abordou a necessidade de a leitura fazer parte desde a vida intrauterina, bem como a importância de pais contadores de histórias, cantadores de canções, de parlendas, de brincadeiras com as palavras. A leitura sendo parte fundamental na abertura de olhares para o mundo.
Confira as demais oficinas do 15º PROLER:* Como trabalhar temas polêmicos na escola - Ana Cláudia Ramos (RJ)* Um livro na mão e muitas idéias da cabeça - Cynthia Maria Campelo Rodrigues (RJ)* Contos de Ensinamentos e Encantamentos - Eládio V. Weschenfelder (Passo Fundo)* Literatura, cultura e subjetividade - João Cláudio Arendt (Caxias do Sul)* A crônica como incentivo ao hábito da leitura - Nivaldo Pereira (Caxias do Sul)* Imagem Palavra - Roger Mello (RJ)* Reconto e Histórias Populares - Rogério Andrade Barbosa (RJ)* Oficina de projetos de leitura - Gláucia Mollo (Campinas)* Incentivo à leitura através do teatro - Zica Stockmans (Caxias do Sul)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário