quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Ainda a FLIP

Localizo notícia sobre minha passagem pela Festa Literária de Paraty.

Caio Riter e Rosana Rios prestigiam a 7ª Festa Literária de Paraty
25 junho, 2009 por
redacao

Reconhecida internacionalmente, a Festa Literária de Paraty (Flip) contará com a presença de dois autores de Edições SM, Caio Riter e Rosana Rios, que participam da programação infantil, a Flipinha, entre os dias 1 e 5 de julho. Os livros dos autores publicados por Edições SM estarão disponíveis na Livraria da Vila do evento.
Em Mavutsinim e o Kuarup, Rosana Rios trata de temas relacionados a diversidade cultural, ao meio ambiente e aos mitos indígenas para leitores iniciantes (a partir de 6 anos) e em processo (a partir de 8 anos). A obra é uma narrativa primordial da nação indígena Kamayurá, do Xingu, que conta como foi criada a humanidade pelo primeiro homem do mundo, Mavutsinim, e também como ele instituiu a festa dos mortos, chamada Kuarup, em que estes poderiam reviver. No entanto, devido à transgressão de uma ordem de Mavutsinim, esse ritual passou a apenas ser uma festa em homenagem aos mortos.
Já para leitores fluentes (a partir de 10 anos), a autora apresenta A história de Gilgamesh, rei deUruk, da mitologia dos povos da Mesopotâmia, que teve grande influência nas culturas egípcia e grega. Gilgamesh tinha um temperamento bélico. Cansado disso, o povo queixou-se aos deuses, que então enviaram à Terra o guerreiro Enkidu para duelar com o rei. Suas aventuras são tidas como um dos primeiros registros escritos da história da humanidade.
Vencedor da primeira edição do Prêmio Barco a Vapor, Caio Riter dialoga com leitores críticos (a partir de 12 anos) em O rapaz que não era de Liverpool, que trata de temas como amadurecimento, autoconhecimento, primeiro amor e relação familiar. Marcelo tem quinze anos e vive uma vida de “comercial de margarina”, como ele costuma dizer. Este mundo perfeito, porém, vai por água abaixo quando, numa aula de biologia, o garoto conclui que foi adotado. Tal descoberta põe sua vida de pernas para o ar. Entre trechos de canções dos Beatles, a criança vai acompanhando seu processo de amadurecimento.
Ainda para os jovens leitores, Riter apresenta a obra O tempo das surpresas. Internado há meses em um hospital, Alexandre lembra-se de vários acontecimentos e reavalia sua vida à luz do impasse da doença e do risco de morte iminente. A partir do relato em primeira pessoa do rapaz, o livro explora o contraste entre as descobertas, os sonhos e aspirações característicos da adolescência e a ruptura angustiante (para o doente e para os que o cercam) imposta pelo combate ao câncer.

Nenhum comentário: