quarta-feira, 1 de agosto de 2012

A Giovanna Martins Cardoso, minha querida leitora, é aluna da professora Viviane no Liceu Santista em Santos. Abaixo, suas palavras que conversam com as minhas. E é tão bom quando essa sintonia acontece.

Eu e a Coleção Grilos

Giovanna Martins Cardoso – 9.º C

 Debaixo de mau tempo, Artes e Ofícios Editora, conta a história de Renato, um menino tímido, com um amor não correspondido e muitos problemas pessoais, um perfil que já faz com que nos identifiquemos muito com ele. Numa manhã de tempo feio, Renato sai para remar, porém uma tempestade o obriga a buscar refúgio numa ilha onde encontrará uma realidade totalmente diferente daquela em que vive. Por um momento, ele pÿde esquecer sua timidez e experimentar novas vivências que a adolescência lhe propunha, que antes nunca tivera chance de conhecer.
Comecei a imaginar o que aconteceria se por um momento eu me desligasse de tudo, se eu simplesmente fosse para um mundo longe dos problemas que enfrento. E é essa a reflexão que o leitor acaba fazendo sobre a própria vida, que torna o livro tão interessante. Perguntas como, “Será que eu me sentiria mais feliz? Ou apenas deslumbrada? Será que realmente valeria a pena? O que eu diria às pessoas que mais amo em meu regresso? Invadem a cabeça do leitor fazendo-o analisar suas atitudes.
O livro é com certeza uma ótima opção para adolescentes que em sua maioria estão sempre achando que estão debaixo de mau tempo e vivem idealizando um mundo paralelo.

P.S. Fiquei curiosa a respeito do autor, Caio Riter. Já havia lido outra obra dele (Um Na Estrada, editora Melhoramentos) onde o protagonista tinha muita afeição à figura da avó, enquanto seus pais eram um tanto distantes. O mesmo acontece em Debaixo de mau tempo.

Nenhum comentário: