domingo, 28 de setembro de 2008

Notícia 4: Verbalada Portátil Vol.1

A Verbalada Portátil são encontros literários produzidos pelo jornal Vaia, em parceria com as livrarias Palavraria, Letras & Cia e Nova Roma, cuja intenção é debater, festejar e discutir rumos da literatura contemporânea e suas diversas formas de expressão.

Serão debates, leituras, shows, música, performance e teatro.

A Verbalada portátil vol. 1 estréia no dia 17 de outubro, sexta-feira, às 19hs, no Teatro de Arena, com o projeto "Arena Literária" (debate e leituras com os escritores Marcelo Backes e Luíz Horácio) e "FestiVaia" (sarau e pocket show com Tiago Rosa, Mário Falcão, Coca Barbosa e grupo Dois por quatro).

E no dia 18/10, às 10h30min, na livraria Letras & Cia, haverá o debate "Literatura e Filosofia: aproximações e afastamentos", com a presença do escritor, tradutor e crítico literário Marcelo Backes, do doutor e professor de filosofia (PUC/RS) Sérgio Sardi, da poeta e mestranda em literatura portuguesa Laurene Veras, do escritor e professor de literatura Luíz Horácio e do jornalista, editor da revista Aplauso, Flávio Ilha, mediador do encontro.

No dia 25/10, às 14hs, sábado, também na Letras & Cia, ocorrerá o encontro "Literatura Infanto-Juvenil: Possibilidade De Salvação", com Beatriz Abuchaim (Escritora e Psicóloga), Luiza Mota (Coordenadora do projeto Mala da leitura, em Caxias-RS), Ivan Zigg (Escritor e Ilustrador), Hermes Bernardi (Escritor e coordenador da AEILIJRS) e Caio Riter (escritor, professor e doutor em literatura brasileira), mediador do debate. A discussão pretende problematizar a possibilidade de a Literatura ser porta de salvação, no que tem de contribuição à saúde mental e física. Afinal, a leitura salva? Se sim, como e do quê? Qual o papel da literatura feita para crianças e para adolescentes na formação de cidadãos saudáveis.

Todas as atividades têm entrada franca.

Nenhum comentário: