segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Vice-versa: uma idéia da aeilij

O Hermes Bernardi, coordenador da AEILIJ no RS, me convidou ( e aos demais associados) para atividade bem bacana de troca de idéias via entrevista. Eu e a Glaúcia de Souza inauguramos o espaço Vice-versa. Basta acessar o endereço: http://aeilijrs.blogspot.com para conhecer minhas idéias e as da Glaúcia. Em outubro o vice-versa é com Paula Mastroberti e Hermes Bernardi Jr. Abaixo uma amostra da entrevista que Gláucia fez comigo.



Gláucia de Souza pergunta, Caio Riter responde:



GS - Como é o seu processo de criação de um original?

CR - Sempre minhas histórias nascem a partir de um tema que me sinto convidado a pensar, a escrever. É em torno deste assunto que nascem os personagens, as ações, os diálogos. Quando é novela mais longa (as juvenis), procuro elaborar um esquema orientador, a fim de otimizar meu pouco tempo para a escrita. Costumo, também, contar a história pra mim mesmo, inventar cenas, tendo sempre o olhar atento ao que ocorre à minha volta, pois tudo pode ser inspirador. Outro dado importante, anterior à escrita propriamente dita, é estabelecer um norte, um ponto de chegada, a cena final. Tendo claro para mim o destino do protagonista, tudo se torna mais simples e a escrita, então, passa a se tornar necessidade.

Nenhum comentário: