sábado, 15 de março de 2008

Caio leitor 4:O dourado da bússola de Lyra

O livro:


Lyra, protagonista de A bússola de ouro, de Philip Pullman, é menina órfã, criada meio por si mesma entre os catedráticos da Universidade Jordan. Todavia, logo no início da narrativa, o leitor fica sabendo que Lyra não é uma garota comum. Há um segredo que remonta a sua origem; há outro mistério envolvendo seu futuro e uma grande missão que terá de cumprir. Assim, a menina se insere na galeria dos personagens predestinados, estilo Harry Potter, cuja marca de nascença revela um destino do qual não pode escapar.
Sempre acompanhada por Pantalaimon, seu dimon (aqui cabe um parênteses: dimons são seres metamórficos, que assumem — até seus donos atingiram a idade adulta — as mais diferentes formas de animais, e que são uma espécie de alma de seus senhores: falam com eles, sentem como eles e deles jamais podem se apartar.), Lyra, ao reencontrar Lorde Asriel e ao descobrir que seu amigo Roger foi seqüestrado pelos Gooblers, parte numa aventura cujo único e maior objetivo é salvar — como prometera anteriormente — seu pequeno amigo. Em seu périplo, sempre fazendo uso do aletiômetro (a tal bússola do título), a jovem vai descobrindo-se como alguém capaz de superar os obstáculos na busca de seu destino.
A jornada é longa. Espaço para encontro com grandes aliados, tais como os gípcios John Faa e Farder Coram, a feiticeira Serafina Pekala e o urso branco Iorek Byrnisson, mas também para descobertas de seres terríveis, moldados para o mal, como a sra. Coulter, cujo objetivo maior é seccionar as crianças, separando-as de seus dimons.
Philip Pullman constrói uma narrativa fantástica, um universo meio espelhado ao real, onde tudo é apenas faceta reflexa do mundo em que vivemos. Lyra, a jovem e despreparada protagonista, é ser em crescimento, vítima do próprio destino, marionete movida pelo fado, mesmo quando tenta fugir dele. Espécie de Édipo. E, ao descobrir o que a esperava no término de sua missão primeira, só cabe à menina voltar as costas para o mundo conhecido e mergulhar no insólito. Mais uma vez. Afinal, como diz Serafina, “não se pode mudar o que a gente é, só o que a gente faz”. (p.290).

O filme:
Redundante, parece-me, mas não custa constatar mais uma vez: livro é livro; filme é filme. No caso da versão cinematográfica de A bússola de ouro, dirigida por Chris Weitz, a premissa, novamente, é comprovada. Afinal, o roteiro, além de modificar a cronologia dos fatos narrados no livro e atenuar as reflexões das personagens, abrevia momentos importantes da trama e “limpa”, de certa forma,o filme de cenas mais fortes (talvez, pensando no público a que se destina), como a revelação da origem de Lyra, a morte de Tony Makarios e o destino de Roger.
Apesar de um visual belíssimo, a versão para o cinema não encanta tanto como o livro. Neste, o convite à imaginação é maior e toma o leitor, que vai, aos poucos, acercando-se da história, aparando as arestas e preenchendo as lacunas que as várias perguntas lançadas no interior da narrativa provocam no leitor. O livro é surpresa; o filme, óbvio.

Nenhum comentário: